Texto sobre a tragédia de Santa MAria

29/01/2013 05:26

 

O pessoal da banda vai ser preso por conta do incêndio da KISS?


      Santa Maria..mãe de Deus!!! Será que esse será o resumo da tragédia?

Lógico que o vocalista foi inconsequente, mas será muito raso pensar que prendendo os músicos e donos da danceteria, tudo o que aconteceu estaria explicado e os culpados estariam tendo suas punições. Pois sabemos que os familiares, embora nunca mais sejam os mesmos na questão emocional, ficam tranquilizados quando os responsáveis pelos danos, sofrem as consequências. Mas se formos comparar essa tragédia ao cidadão que esquece seu filho no carro e a criança falece, dificilmente o pai será preso, pois a reclusão desse cidadão, que não fará mal a sociedade e que não vai mais esquecer  filhos no carro tão cedo, só trará mais transtornos á família e o próprio tempo já se incumbirá de punir o pai desatento, pois é certo que não houve intenção e que o transtorno, perda e pena perpétua estarão  para sempre na consciência e inconsciência do “criminoso”.

               É certo que para os integrantes da banda, a pena já foi dada pelo destino, ainda mais por que um dos integrantes também não se salvou.

Mas quanto ao alvará de funcionamento? Quanto ás saídas de emergência? Quanto á lotação do estabelecimento? Quanto ao revestimento anti-chamas? Quanto a todos que viram que o rapaz estava portando “uma arma” e iria usá-la para queimar todo mundo? Ninguém se manifestou? Seriam todos cúmplices? Ou também não perceberam a sucessão  de erros que levaram à tragédia?
 Será que deveriam prender também quem vendeu o sinalizador?
Será que não deveriam prender também os organizadores da festa?
Será que não deveriam prender também os responsáveis pela morosidade dos processos de abertura e fechamento de estabelecimentos?

 

         Não podemos fazer de conta que não há corrupção e que em todo Brasil existem milhares de KISS.

 

         Mandar prender os músicos é uma atitude desesperada de mostrar serviço, para velar uma sucessão de falhas e diminuir a comoção mundial, pois nossa presidente ( me recuso a falar presidenta),  deve estar envergonhada não do fato, mas da repercussão dele. A urgência em achar e punir responsáveis não é igual para José Dirceu e sua turma, que sempre podem recorrer, mesmo depois de anos de investigações e provas relatadas e averiguadas pelo supremo.

 

        Lógico que temos que chorar pelos 232 mortos de Santa Maria, mas contra catástrofes nem sempre temos como prever, nesse caso, até que não seria difícil saber que um dia poderia acontecer esse desastre.

 

        Choremos pelo 232 irmãos que se foram, como disse a presidente, eles poderiam ser prefeitos, presidentes no futuros e seus sonhos foram desmontados. Mas quem rouba verba pública, mata velhinhos, jovens e crianças em filas de hospitais. Quem rouba verba pública, não cria cidadãos em escolas públicas. Quem rouba verba pública, não fortifica a polícia e o trabalho de recuperação de criminosos. Milhares de brasileiros morrem e matam, por conta da corrupção e a busca ás bruxas, não pode ser resumida em simplesmente prender os músicos. Que também são vítimas da ignorância e da falta de planejamento. O buraco é mais em embaixo, ou melhor, o buraco é mais em cima, por isso é mais fácil punir os que estão abaixo, pois os poderosos estão buscando saídas para esconder suas culpas. E ao contrário da boate KISS, os poderosos estão encontrando várias “ saídas de emergência” e nós vamos nos conformando com a “ datenização” da Tv.

        Eu termino esse meu desabafo, plagiando os  repórteres ridículos que fazem a seguinte pergunta, induzindo o choro de quem sofre, para finalizar sua matéria, retratando a tristeza que nenhuma palavra, fora a lágrima responde:  “Qual o sentimento que fica?”  (Jorge Kassis – www.jorge.com.br)
 

 

 

Voltar